Saudação ao Sol

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

 

Saudação ao Sol aConheci a saudação ao sol, no final da minha adolescência, quando vivia em casa de meus pais.

Foi através de um livro do Prof. Hermógenes que apresentava a sequência de exercícios daquilo que na Índia chamam Surya Namaskar.

Sempre na busca da simplicidade, achei esta sequência, algo perfeito para quem não se interessa muito por exercício físico em particular.

À medida que fui aprofundando o conhecimento dos diversos exercícios, percebi que não precisava de nada mais para me manter em boa forma.

A Saudação ao Sol é uma excelente forma de exercitar todo o corpo, acalmar a mente e de ao mesmo tempo nos sentirmos gratos para com a nossa fonte de vida, o Sol.

A saudação ao Sol é conhecida como um exercício completo para o corpo.

É considerado o exercício integral, ideal para as pessoas muito ocupadas.

Saudação ao sol

De acordo com a prática, se for rápida, o praticante irá sentir uma forte e rápida energização, ideal para quem tem dificuldades em começar o dia.

Se a prática for em ritmo lento, ajuda a tonificar os músculos e ajuda na prática meditativa, através de um maior relaxamento. A sua prática inclui alongamentos e leva a uma maior flexibilidade corporal.

Idealmente, a prática é feita em conjuntos. Isto irá garantir que ambos os lados do corpo sejam igualmente exercitados.

Cada ronda de Saudação ao Sol consiste em 12 posturas de ioga.

Uma série consiste em duas rondas de Saudação ao Sol: primeiro alongando o lado direito do seu corpo e então o lado esquerdo.

Respeite o limite de seu corpo, não exagere. Faça apenas o quanto o seu corpo pode.

saudação ao sol d

O número ideal de Saudações ao Sol é de pelo menos 12 séries diariamente. No entanto, como iniciante, você pode começar com de 2 a 4 séries e depois aumentar gradualmente até quantas puder fazer confortavelmente.

Funciona um pouco como um tratamento homeopático, a pouco e pouco, dia a dia, em pequenas doses, vai-se restaurando a saúde em diversos níveis.

Para praticar a Saudação ao Sol você apenas precisa pegar sua esteira de ioga, e fluir de postura em postura, com alegria, alongando-se o máximo possível.

É importante fazer a Saudação ao Sol de maneira correta para obter os melhores resultados. Assim, aprenda como fazê-la corretamente.

A Saudação ao sol, oferece uma enorme quantidade de benefícios para cada parte do corpo e não só. Assim vejamos:

saudação ao sol c

a)   É um ótimo exercício para o corpo inteiro – alongando, flexionando e tonificando os músculos.

b)   É um excelente exercício para perda de peso. Uma ronda de Saudação ao sol permite queimar até 13.90 calorias numa pessoa normal. Você pode colocar o seu objetivo pessoal e, lentamente, você pode aumentar a quantidade de rondas até perceber uma perda significante de peso. Em 30 minutos de atividade você consumirá 417 calorias

c)   As posturas de ioga que a compõem tem um grande impacto sobre o coração, fígado, intestinos, estômago, peitoral, garganta e pernas, o corpo todo de cima a baixo, assegurando um corpo livre de doenças.

d)   Purificam o sangue e aumenta a circulação sanguínea pelo corpo, garantindo o funcionamento correto do estômago, intestinos e sistema nervoso central.

e)   Oferece inúmeros outros benefícios à saúde, relaxando a mente e levando-a para a meditação. Ajuda também no plano espiritual.

saudação ao sol e

f)    Dá-nos ainda a oportunidade de expressarmos gratidão ao sol, sem o qual a vida na Terra seria impossível!

Embora possa ser praticada ao nascer do sol e ao pôr do sol a melhor hora para praticar a Saudação ao sol, é de manhã cedo, ao nascer do sol, com o estômago vazio, em ritmo acelerado, proporcionando assim um excelente exercício cardiovascular.

Quando a lua é visível, você pode praticar a Saudação à Lua, que tem uma postura de ioga adicional à sequência da Saudação ao Sol.

Embora não haja nenhuma limitação ao local de prática, o ideal seria desfrutar de seus movimentos ao ar livre ou num quarto bem ventilado, de preferência com vista para a natureza.

Como referi antes, praticar Saudação ao Sol em velocidades diferentes (lenta, média ou rápida) pode ter efeitos diferentes.

saudação ao sol f

Feita num ritmo lento, pode ajudar a fortalecer e tonificar os músculos do corpo. A respiração pode ser utilizada como uma ferramenta eficaz. Ao realizar movimentos lentos, pode harmonizar corpo, mente e respiração e desfrutar de uma experiência meditativa completa.

A Saudação ao sol, pode também ser utilizada como um exercício de aquecimento e, neste caso, é melhor fazê-lo num ritmo acelerado.

Se você sofrer de dores persistentes nas costas, qualquer outra dor no corpo ou algum problema físico de longa data, é aconselhável consultar um médico antes de iniciar a sua prática.

Para alcançar os melhores resultados, é recomendável que pratique a Saudação ao Sol regularmente. É melhor praticar diariamente, por 15 a 30 minutos do que praticar por uma hora de vez em quando.

Benefícios especiais da prática da Saudação ao sol

saudação ao sol g

O plexo solar, ou o umbigo, é conectado com o Sol (razão pela qual é chamado de plexo “solar”). Apesar da Saudação ao Sol poder ser praticada a qualquer hora do dia, manhã ou noite, o melhor é fazê-la ao nascer do sol. Quando os primeiros raios do Sol caem no plexo solar, isso é bom para corpo.

Com a prática de ioga, Saudação ao Sol e meditação, o plexo solar aumenta, podendo ficar do tamanho da palma de uma mão, equilibrando as funções corporais e tornando sua mente mais clara e focada. Quando o plexo solar se contrai, surgem a depressão e todo o tipo de emoções negativas.

saudação ao sol h

O plexo solar tem um profundo impacto no sistema nervoso central, nervos óticos, estômago e o que costumamos chamar de intuição.

O plexo solar é considerado o segundo cérebro no corpo. A Saudação ao sol trabalha diretamente nesse importante órgão.

A Saudação ao sol beneficia todos, desde crianças a adultos

Os benefícios físicos e espirituais da Saudação ao Sol não são apenas para adultos. A prática da Saudação ao Sol é igualmente muito divertida para crianças, pois elas tem muita energia e costumam se divertir muito enquanto praticam estas posturas.

Enfrentando um momento de crise? Quer se sentir em boa forma física e mentalmente, mas não sabe como?

Pratique a Saudação ao Sol!

saudação ao sol i

SEQUÊNCIA DE 12 POSTURAS

1 – Coloque seus pés e pernas juntos. Separe os dedos dos pés. Certifique-se de que seus calcanhares estejam plantados no chão e as pernas estejam bem firmes. Em seguida, encaixe os ombros para trás e para baixo e aprume o seu peito.

2 – Inspire pelo nariz e levante os braços para o lado com as palmas das mãos voltadas para cima. Estenda os braços acima da cabeça com as mãos em posição de oração.

3 – Dobre o corpo para frente, não se esqueça de dobrar os joelhos, especialmente se você tem os músculos da coxa tensos; isto irá proteger as costas. Expire pelo nariz, abra os braços e curve-se em sua cintura como se fosse tocar os dedos dos pés. Suas mãos devem tocar o chão, se possível, caso contrário, devem tocar a parte da frente dos tornozelos.

saudação ao sol j 4 – Inspire pelo nariz e coloque as mãos ao lado de seus pés no chão e dê um passo para trás. Mantenha o joelho da frente diretamente alinhado com o tornozelo e mantenha a perna de trás firme. Agora, expire e traga o outro pé para trás para formar a posição com todo o tronco virado para baixo.

5 – Separe os dedos e pressione as palmas das mãos no chão, elas devem ficar na largura dos ombros. Agora, levante os quadris em direção ao teto, alongando a coluna. Suavemente, estique as pernas, pressionando os calcanhares para baixo, tanto quanto possível.

6 – Inspire e posicione os seus ombros para frente diretamente alinhados com os pulsos, estenda bem os braços para formar posição de prancha. Mantenha suas coxas firmes, os pés flexionados e seu abdômen para dentro.

7 – Expire e dobre seus joelhos no chão e, em seguida, desça o seu peito e queixo no chão. Mantenha o peito aberto e os cotovelos próximos às laterais do tórax.

saudação ao sol k

8 – Inspire e levante o tronco para a posição da cobra. Leve seus ombros para trás e estenda as omoplatas para baixo e pressione-as em direção ao peito. Seu peito deve estar erguido e aberto e os cotovelos devem ficar perto do tronco. Certifique-se de erguer os joelho e firmar as coxas. Suas pernas e pés devem ser bem estendidos. Como uma variação, você também pode fazer a posição de montanha para cima.

9 – Expire e junte seus dedos do pé, enquanto dobra os joelhos e empurra de volta para a posição da criança estendida. Se possível, no mesmo fôlego mova diretamente para a posição da montanha. Contraia a barriga em direção à parte de trás da coluna vertebral.

10 – Agora é o ponto onde repetimos em reverso as três primeiras posições da sequência saudação ao sol. Inspire, traga um pé à frente entre as mãos para a posição de lunge. Agora, expire e leve o pé de trás para frente, juntando, assim, os dois pés. Mantenha as mãos no chão ou nos tornozelos.

saudação ao sol l

11 – Com os joelhos levemente dobrados, inspire e levante os braços para o lado com as palmas das mãos viradas para cima. Agora estenda os braços acima da cabeça em posição de oração.

12 – Expire para retornar à postura de reverência para completar a sequência de saudação ao sol.

Agora repita a Saudação ao Sol novamente usando a outra perna.

BOA PRÁTICA!!!

Fonte das imagens Balsankar e outras

2 comentários sobre “Saudação ao Sol

  1. Heloisa Azevedo Brasil

    Adoro essa sequencia de saudação ao Sol!! Recomendo também…. Estou aprendendo a saudação á Lua, é incrivelmente relaxante para quem prefere praticar á noite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×